Colunistas
Câncer de Colo de Útero: Sintomas e tratamentos
Mesmo estando fora de mês de outubro rosa, não podemos deixar de falar um pouco a respeito de algumas doenças femininas que infelizmente acometem muitas mulheres. Ainda que as diversas campanhas de conscientização facilitem a prevenção nos dias atuais, relembrar as mulheres que todo cuidado é pouco, nunca é demais.
Como o acesso a informação ficou mais dinâmico e democrático, algumas informações importantes acabam ficando espalhadas por diversos sites e blogs e foi por isso que resolvi dedicar o artigo de hoje a um assunto muito sério: o Câncer de Colo do Útero que pode trazer danos irreparáveis ao corpo da mulher, como a infertilidade, podendo ser fatal. Continue comigo que irei abordar ao longo dos próximos parágrafos os seus principais sintomas e formas de tratamento.
O que é o Câncer de Colo de Útero?
O Câncer de Colo do Útero ou câncer cervical é um câncer que surge no útero e provoca o crescimento anormal das células que invadem e se espalham por outras partes do corpo. Além do mais, nem sempre a paciente consegue detectar os seus sintomas no início, os quais podem surgir com o desenvolvimento da doença como é o caso, por exemplo, de hemorragias vaginais.
O Câncer de Colo é provocado em grande parte pelo vírus do HPV (vírus do papiloma humano) como também pelo consumo do tabaco e de pílulas contraceptivas, iniciação sexual precoce e vários parceiros sexuais. Entretanto, existem casos de ocorrência do Câncer de Colo, cujas causas são desconhecidas.
O surgimento dos primeiros sintomas
Quando os sintomas do câncer começam a surgir podem enviar os seguintes alertas para o corpo:
· Sangramento vaginal mesmo após a realização de atividade sexual;
· Corrimento vaginal em tom marrom, amarelada ou rosácea e com mau cheiro;
· Constante dor abdominal;
Muitas vezes esses sinais se confundem com os primeiros sintomas de gravidez e até mesmo uma endometriose, portanto, atente-se.
Em casos avançados dores intestinais e urinárias.
O Câncer de Colo de Útero tem cura?
Sim, desde que o diagnóstico seja realizado no início. Para isso, recomenda-se que os exames sejam feitos regularmente, assim como a vacina contra o HPV para mulheres e jovens entre 9 e 26 anos de idade.
Tipos de tratamento do Câncer de Útero
Quando o câncer é detectado por meio de exames, a paciente poderá ser submetida a uma das seguintes opções de tratamento: cirurgia (para a remoção do útero), radioterapia ou quimioterapia (para o combate ao vírus).
O tipo de tratamento sugerido pelo médico levará em consideração o tamanho do câncer e seu desenvolvimento. Em alguns casos, ele poderá indicar alguns tratamentos auxiliares como o acompanhamento psicológico principalmente para as pacientes que precisarão remover o útero e desejam gerar filhos.
Como se prevenir?
A principal forma de prevenção é a realização constante do exame de papanicolau e a vacina contra o HPV, mas esta é indicada para quem ainda não teve contato com o vírus. E como havia citado antes que algumas causas são desconhecidas é recomendável que se busque ter uma vida mais saudável com boa alimentação aliada à prática de exercícios regulares.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, drogas ilícitas e esteroides. Sexualmente, faça sexo seguro com o uso de preservativo e evite atividades sexuais com vários parceiros.
Agora que você já tem essas informações aproveite para compartilhar esse artigo com sua família, amigas e colegas. Até a próxima!