Preocupado com o crescimento no número de crimes praticados contra pessoas e em residências e estabelecimentos comerciais, como assaltos e furtos, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) disponibiliza uma solução para melhorar a segurança dos seus associados. Trata-se do Plano de Segurança Condominial (PSC), projeto desenvolvido pelo ex-comandante da Polícia Militar (PM) em Criciúma, o coronel da reserva Márcio José Cabral, e voltado para condomínios verticais e horizontais de cunho residencial ou comercial.
Coronel Cabral é consultor em segurança e um estudioso do assunto, tanto que o Plano foi criado após um estudo na área de quase 10 anos. “Durante este período, venho estudando furtos e assaltos em condomínios de Criciúma e região, acompanhando a evolução destes crimes, e percebi que os números saíram de uma zona de estabilidade para uma crescente, chegando a um aumento de mais de 20% ao ano nos últimos cinco anos”, revela Cabral.
Com base nestes dados e após trocar informações com colegas que trabalham com segurança pública e privada no Brasil todo, ele desenvolveu o PSC e buscou o apoio do Secovi Sul/SC para colocá-lo em prática. Através de uma consultoria que avalia e aponta soluções personalizadas para cada condomínio, os moradores e/ou trabalhadores passam a ter a garantia de que estão direcionando seus recursos para restabelecer a segurança de forma ideal.
Serviço personalizado
O Plano de Segurança Condominial oferece Laudo de Análise de Segurança Condominial (LASC), o qual é personalizado; treinamento/palestras de segurança para adultos do condomínio (pessoas acima dos 16 anos); treinamento/palestras de segurança para menores (adolescentes dos 12 aos 16 anos); e o Guia de Orientação de Segurança Condominial (GOSC), também personalizado. O PSC pode ser aplicado em condomínios residenciais e comerciais, shopping centers, outros estabelecimentos comerciais, prédios residenciais, além de servir como fonte de informação para os demais profissionais do ramo imobiliário.
O presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, reforça que o coronel Cabral é um profissional gabaritado quando o assunto é segurança e que o Plano de Segurança Condominial é algo inovador. “Não tem nada semelhante na região. Sabemos que investir em câmeras e cercas elétricas, por exemplo, é importante, mas será que fazemos de forma correta? O Plano avalia tudo isso, além de englobar adultos e crianças, então é mais um serviço importante que o Secovi está prestando aos seus associados”, finaliza Sabino.
Para contratar o PSC é necessário ser associado ao Secovi Sul/SC. Informações sobre valores, agendamento de avaliações e formas de associação podem ser obtidas através do telefone (48) 3437.6039 ou pelo e-mail [email protected]. É possível contratar o Plano completo ou escolher menos opções.