Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma, que possuem salas de vacinação, permanecerão abertas neste sábado (16), das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, do Governo Federal, que visa atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos. A campanha seguirá até o dia 22 de setembro.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Patrícia Carvalho, a ação inclui todas as vacinas do calendário para esta faixa etária. “No total, são 16 tipos diferentes, sendo 14 para crianças e cinco para adolescentes. As vacinas são as mesmas de outros anos, a novidade em 2017 é que meninos de 11 a 14 anos podem se vacinar contra o HPV e adolescentes de 12 e 13 anos contra a meningite do tipo C”, explica. “O Dia D será importante para todos os pais que trabalham durante a semana e não tem tempo para ir até uma unidade”, completa.
Para Patrícia, os pais devem levar seus filhos até uma UBS, mesmo achando que a caderneta esteja completa. “Chegando aqui vamos analisar o caso, se estiver tudo em dia daremos os parabéns, mas se faltar algo será importante para atualizarmos a carteirinha e mantê-los protegidos contra várias doenças imunopreveníveis”, ressalta.