Saúde

Transplante renal e cirurgia bariátrica poderão ser realizados pelo SUS em Criciúma

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (19), a Irmã Líbera Mezzari, diretora geral do Hospital São José (HSJ), o presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), Altamiro Bittencourt e a secretária municipal de saúde, Francielle Lazzarin Gava. Na pauta a possibilidade de credenciamento da entidade, junto ao Ministério da Saúde, na habilitação de transplante renal e cirurgia bariátrica no HSJ, por meio de encaminhamento via Sistema Único de Saúde (SUS).

Clésio Salvaro fará contato com o senador Paulo Bauer e o secretário estadual de saúde, Acélio Casagrande, propondo a discussão com o ministro da saúde, Ricardo Barros e encaminhar o assunto. “A idéia é descentralizar os serviços, tornando Criciúma um pólo referência em saúde no sul do estado. Realizar o transplante e a cirurgia em nossa cidade, significa uma saúde mais humanizada para as pessoas. Este é um grande momento que estamos vivendo. O secretário estadual de saúde é de Criciúma, o governador é de Criciúma e com isso novas portas se abriram em Brasília”, explica Salvaro.

Saúde humanizada

A demanda de transplantados renais que se deslocam de Criciúma até Blumenau, atualmente é de 40 pacientes por mês. Nas cirurgias bariátricas, a demanda pode chegar até 50 pacientes. “Esta seria uma forma de minimizar o sofrimento das pessoas que percorrem mais de 600 quilômetros para realizar a consulta. Criciúma tem estrutura física que comporta equipamentos instalados e profissionais altamente qualificados para atender a necessidade destes serviços”, finaliza Salvaro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar