Para homenagear as mulheres da Unesc, a Universidade preparou uma programação especial para esta quinta-feira (8/3), e que se estenderá para o dia 12 de março. As atividades serão desenvolvidas em diversos pontos do campus, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Haverá ainda uma iniciativa na Praça Nereu Ramos das 12 às 18 horas envolvendo participantes da Liga Acadêmica Médico Renal da Unesc, formada por professores e estudantes do curso de Medicina, em alusão ao Dia Mundial do Rim (8/3), na qual serão dadas informações sobre problemas renais e cuidados envolvendo a mulher.
A programação encerra no dia 12, haverá a roda de conversa “Mulheres que Fazem História: Universidade, Diversidade e Trabalho” às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.
O evento, organizado pela Reitoria da Universidade, conta com o apoio do Programa Ânima, Programa de Residência Multiprofissional, Setor de Arte e Cultura e diversos setores e cursos da Instituição.
Palestras com temas relacionados à mulher, rodas de conversa sobre a data e a trajetória da mulher na sociedade, atividades em prol da saúde da mulher, sessões de massoterapia, yoga e projeção de imagens estão entre as ações pensadas para esta quinta-feira.
O campus estará todo preparado para receber essas mulheres fortes, que fazem a diferença nos ambientes em que estão, que fazem parte do dia a dia da Instituição e também da comunidade externa. Teremos vários momentos com atrações voltadas para elas, pensadas e realizadas com carinho e envolvimento de diversos setores e cursos”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o evento é uma forma de agradecer por tudo o que as mulheres têm feito pela Instituição. “Compartilhamos com mulheres muito especiais o cotidiano da nossa Universidade e da nossa cidade. Desejo que todos os dias as mulheres sejam protagonistas de sua própria história, tenham sensibilidade para a escuta qualificada e coragem para transformarem os lugares por onde transitam. O lugar das mulheres é onde elas quiserem”, afirma Luciane.
Programação Dia da Mulher Unesc
8 de março
Bloco Administrativo
Massoterapia – 13 às 17 horas – sala 13
Bloco da Reitoria
Saúde da Mulher – cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Psicologia – 8 às 21 horas. Testes sobre: estresse, depressão e qualidade de vida; Tipagem sanguínea e Auriculoterapia. Orientações sobre: autoexame da mama e utilização de plantas medicinais. Agendamento do preventivo de câncer do colo uterino.
Roda de conversa: “ A função do dia da Mulher”. Das 9h30 às 10 horas e das 20h30 às 21 horas.
Bloco P
Exposição de Cartazes DCE “Mulheres na História” e “Frases sobre assédio contra mulheres” – das 19 às 22 horas.
Projeções de imagens de mulheres.
Bloco I
Aula de Yoga das 14h30 às 15h30, com a facilitadora Érica Possamai
Bloco XXI
Massoterapia facial – 14 às 18 horas;
Apresentação CIA de Dança Unesc. Coreografia: “Respeito às Minas” – às 18 horas;
Quintas Culturais: Vozes Femininas do Coral Unesc – às 18 horas;
Bloco R
Feira da Mulher (Programa de Residência Multiprofissional) – das 8 às 19 horas;
Roda de conversa “Mulher e Sociedade” – às 10 horas; 15h30 e às 18h30.
Projeções de imagens de mulheres – das 19 às 22 horas.
Orientação sobre saúde da mulher – curso de Fisioterapia – das 9h30 às 11 horas.
Praça do Estudante
Roda de Conversa DCE “Mulher na História” – às 16 horas
Auditório Ruy Hülse
Apresentação das ações realizadas em defesa da mulher, às 8h30, pelos
seguintes órgãos:
-Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres
-Subcomissão da Mulher Advogada da OAB-Criciúma
-Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
-Polícia Civil do Estado de Santa Catarina
Palestra: “Feminismos e Mulheres no Ensino Jurídico”, com a professora doutora Grazielly Alessandra Baggenstoss, a partir das 9h30.
Palestra “As Mulheres nas Carreiras Jurídicas”, com a professora doutora Ela Wieko Volkmer de Castilho, a partir das 19h15.
Auditório Edson Rodrigues
Palestra “Direito das Mulheres: O que você tem a ver com isso?”, a partir das 19 horas.
Sala de Dinâmica CER (Centro de Referência em Reabilitação)
Roda de conversa: “Lugar de mulher é onde ela quiser!” – Às 14 horas.
Praça Nereu Ramos
Dia Mundial do Rim – Saúde da Mulher – das 12 às 18 horas.
12 de março
Roda de conversa “Mulheres que Fazem História: Universidade, Diversidade e Trabalho” – 19 horas – Auditório Ruy Hülse.