O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, se reuniu no final da tarde desta segunda-feira, 23, com o coordenador do SC Transplantes, Joel de Andrade, e com o gerente de Transplantes, Leandro Botelho, para discutir a formação da equipe que vai trabalhar no Banco de Olhos de Criciúma, que vai funcionar anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC).
Entre os pontos que ainda são discutidos está a divisão das funções, desde a entrevista aos familiares para a doação de córnea e remoção do tecido, até o processamento do órgão para preservação e destinação. Isto por que um Banco de Olhos pode fazer todo o processo ou contar com a ajuda de profissionais dos hospitais.
O assunto será ampliado com a equipe da Secretaria de Saúde de Criciúma em reunião na próxima segunda-feira, 30, às 14h. O SC Transplantes propõe oferecer uma enfermeira e um médico responsáveis. A ideia é que os profissionais com Ensino Superior sejam oferecidos pelo Governo do Estado e os técnicos pela Prefeitura.
Otimização da Estrutura:
– Responsável técnico:
Coordenação Banco de Olhos de Criciúma:
– Busca Ativa/Entrevista
– Captação
– Recepção
– Processamento
– Armazenamento
– Descarte
– Documentação
– Faturamento/Cobrança
– Aquisição de material/Estoque