Criciúma

Projeto que trata do bem-estar animal é aprovado em Criciúma

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão de desta terça-feira (27/11), o projeto de lei PE 123/18 que Dispõe sobre direitos, proteção e bem-estar animal no Município de Criciúma, cria o Núcleo e a Subcomissão de Bem-Estar Animal, estabelece regras para posse, registro e identificação de animais domésticos, institui políticas públicas para o controle populacional de cães e gatos, e dá outras providências. A matéria entrou em votação, após solicitação da líder de governo, vereadora Geovana Zanette (PSDB).

De acordo com o Executivo, o Poder Público Municipal, objetivando o controle populacional de cães e gatos, por intermédio de registro eletrônico e castração; a erradicação dos maus tratos aos animais, com a efetiva fiscalização e a respectiva penalidade; bem como a garantia ao atendimento aos princípios de bem-estar animal, cria o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA) e a Subcomissão do Bem-Estar Animal (SBEA) para aplicação, assistência e amparo no cumprimento desta lei.

O Executivo lembrou em sua justificativa, que está em vigor um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Município de Criciúma e o Ministério Público estadual responsabilizando o Município a cumprir a lei municipal n. 5.118/2008, obsoleta, tanto que já revogada, pois propõe a manutenção de um abrigo “depósito” de animais, junto ao CCZ.

“Deste modo, temos que alinhar-se aos estados e municípios bem-sucedidos na jornada de garantia do Bem-Estar Animal, para, quem sabe, se tornar referência na região e até mesmo no Estado, é a oportunidade por ora ofertada pelo GAPA, OAB – Subcomissão de Direitos dos Animais, e SOS Vira Latas ao Poder Público Municipal”.

Esse assunto já vinha sido discutido no Legislativo. Vereadores também receberam representantes do GAPA (Grupo de Advogados para Proteção Animal). 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar