Saúde
Oftalmologia para cães: chegada do verão aumenta casos de problemas de saúde visual
O cão da raça Pinscher da empresária de Araranguá, Claudete Darolt, passou por uma complexa operação em abril para a correção da úlcera de córnea. “O Tuff furou o próprio olho e estava sofrendo muito. Só vim a descobrir o caso com um médico especializado em Oftalmologia Veterinária”, relembra. Segundo especialistas, até pelo desconhecimento, de cada dez cães que chegam aos hospitais veterinários de emergência, um caso é por anomalias nos olhos.
Segundo o Médico Veterinário Thiago Ferreira, especialista em Oftalmologia que atende no Hospital Veterinário Criciúma, a avaliação oftalmológica deve ser frequente. “Indicamos para os cães de focinho curto, os braquicéfalos, uma consulta semestral. Já para as outras raças a visita ao Oftalmologista pode ser feita uma vez ao ano. A síndrome do olho seco, anormalidades nas pálpebras e a úlcera de córnea, como aconteceu com o cão Pinscher, são os casos mais frequentes de enfermidades”, explica.
Verão exige maior cuidado
A chegada dos dias mais quentes e da incidência de raios solares nos olhos dos cães exigem ainda maiores cuidados com a saúde visual. O atendimento em setores específicos como do Hospital Veterinário Criciúma aumenta principalmente por pacientes de outros municípios. “Ocorre uma carência maior de produção de lágrimas, com isso, os pets começam a se coçar, se aranhar e isso pode prejudicar a visão”, relembra.
Além de cuidados como o uso de filtro solar e evitar exposição ao sol em horários das 10h às 14h, o Médico Veterinário Thiago Ferreira sugere outras medidas. “A higiene e corte de pelos na região dos olhos também são importantes para evitar as doenças”, complementa.