Pelo Estado

Atenção motoristas: BR-101 tem roçadas entre Imbituba, Capivari de Baixo e Criciúma

Os motoristas que trafegarem pela BR-101 Sul catarinense, nos próximos dias, devem ter cuidados redobrados quando à movimentação de trabalhadores e equipamentos alocados no km 297, em Imbituba, km 327, em Capivari de Baixo e km 392, em Criciúma. Nesses segmentos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) mantem trabalhos de roçadas da vegetação rasteira e arbustiva nos bordos, taludes e canteiros da rodovia federal.

Para a execução das atividades, trabalhadores equipamentos estão em movimentação sobre o mesmo espaço dos veículos, tanto nas pistas duplicadas quanto nas vias lindeiras. A limpeza com retirada da vegetação e lixo é necessária para a manutenção dos elementos de sinalização rodoviária (placas, painéis, defensas metálicas, etc.) e também para a melhor visualização e compreensão pelos motoristas. Já a coleta de lixo evita que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento, danificando bocas de lobo e as galerias debaixo das pistas.

Aos motoristas, o DNIT/SC pede atenção redobrada para a circulação dos trabalhadores nos bordos de pista, alças e canteiro central. Quando as equipes forem avistadas, é preciso reduzir a velocidade e respeitar o espaço das atividades. Em alguns trechos, os trabalhos serão sobre a pista com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos.

Quem trafega pela BR-101 Sul deve ficar atento à sinalização, respeitando os limites de velocidade permitida. Nos trechos duplicados, o limite de velocidade para veículos de pequeno porte está fixado em 110 km/h e para veículos de grande porte (caminhões e ônibus) o limite é de 90 km/h. Nas vias laterais, a velocidade máxima fica entre 40 km/h a 60 km/h, segundo a sinalização vertical instalada.

As equipes de conservação (roçadas) estão rumando para o extremo-sul. Junto ao avanço, o DNIT/SC também faz a coleta de lixo ao longo dos bordos e canteiro central, para posterior reciclagem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar