Criciúma
Ações do Programa Farmácia Solidária Unesc são expostas no Legislativo de Criciúma
Representantes do Programa Farmácia Solidária da Unesc fizeram uso da tribuna livre, na terça-feira (14/05). Estiveram no Legislativo, o presidente da Cruz Vermelha, Almir Fernandes e a coordenadora do Serviço de Farmácia das Clínicas Integradas da UNESC, profª. Marília Schutz Borges. O debate foi proposto pelo vereador Edson Luiz do Nascimento (PP).
“Para nós é um imenso orgulho, uma honra esse projeto tão benéfico para a comunidade. Seria muito bom se as pessoas se dessem conta o quanto esse projeto é importante”, afirmou o vereador.
O programa é uma iniciativa sem fins lucrativos e entrega medicamentos gratuitamente. Todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Solidária são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos. As pessoas interessadas em receber medicamentos precisam realizar um cadastro na Unesc.
“A Farmácia começou a ser pensada quando em visita a domicílios de pessoas que falecem em casa, se observava muitas sobras de medicamentos. A partir daí, começamos a pensar no que fazer com esses medicamentos. Assim nasceu a ideia do programa”, pontuou o presidente da Cruz Vermelha.
Depois que os medicamentos chegam a farmácia, passam por um processo de triagem, onde os alunos com supervisão de uma farmacêutica, fazem a análise dos medicamentos, suas condições e validade.
“Uma automedicação sem supervisão de um profissional pode levar a graves danos e com esses medicamentos estando em casa, aumenta o potencial de risco. Pensando nisso, o programa tira os medicamentos dessas residências e oferece a quem precisa”, lembrou a coordenadora do programa.