Pelo Brasil

Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado em todo Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza, que começou em todo o Brasil no dia 10 de abril, terá seu Dia D, no próximo sábado, dia 4 de maio. Nessa data, todas as unidades de saúde do país estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, para atendimento à população público-alvo da campanha.

Criciúma

A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica estará imunizando adultos e crianças contra a gripe e a febre amarela nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma. Os postos ficarão abertos das 8h às 17h.

O Dia D tem como objetivo reforçar a importância e intensificar a vacinação. A vacina protege contra o vírus sazonal da gripe. O público-alvo são crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer mês de gestação e profissionais da saúde.

A vacina da febre amarela é indicada com dose única, para pessoas de 9 a 59 anos de idade. Em casos de doenças crônicas deve-se apresentar autorização médica. Ambas as vacinas são contraindicadas para pessoas com histórico de reação anafilática (reação alérgica grave).

Urussanga

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 874 (corresponde a 13,63%) pessoas foram imunizadas contra gripe em Urussanga desde o início da campanha. A meta é que 6.413 pessoas sejam vacinadas.

Durante a campanha, que segue até 31 de maio, ainda está sendo feita a atualização da Caderneta de Vacinação. “É muito importante que as pessoas não deixem para a última hora para se vacinar. A prevenção é sempre o melhor remédio”, garante o secretário de saúde de Urussanga, Ademir Pascoal Becker.

Siderópolis

Ao todo, deverão ser vacinadas 2.814 pessoas e até o momento já foram aplicadas 649 doses. “Com a chegada do frio aumentam as chances de transmissão, por isso pedimos para que as pessoas que façam parte dos grupos de risco, procurem sua Unidade de Saúde, para serem imunizadas, pois esta é uma das formas de prevenção”, enfatizou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Devem ser vacinadas:

  • Crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
  • Trabalhadores da saúde
  • Professores das escolas públicas e privadas
  • Povos indígenas
  • Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Jéssica Pereira/Assessoria de Comunicação e Maria Duarte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar