Lauro Müller
Ecomuseu Serra do Rio do Rastro participa do Primavera Museus
O Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, de Lauro Müller, participa pela primeira vez da edição do Projeto Primavera Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus. O projeto chega a 13º edição em 2019 e conta com cerca de 900 instituições em todo o país. Nessa edição, museus vão oferecer ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, caminhadas, atividades culturais e demais atividades, que acontecem entre os dias 23 a 29 deste mês.
Os objetivos do projeto são de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Em Lauro Müller, a participação do ecomuseu é organizada pelo Governo do Município, através da Secretaria de Turismo. Terá parceria com a Rede Feminina De Combate ao Câncer de Lauro Müller e apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC, Instância de Governança Encantos do Sul, associações civis, Grupo de Empreendedores, cooperativa de crédito, Amigos do Ecomuseu, imprensa, empresários e grupo teatral Arte&Resgate.
Na sexta-feira (27) o Primavera Museus começa em Lauro Müller com encontro dos Empreendedores de Turismo e Amigos do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, no Auditório da Prefeitura, às 19 horas. No sábado (28) as atividades do projeto vão se fundir com o Ação Criança, na Praça Henrique Laje, com apresentações e atividades voltadas para o público infantil. Também acontece a apresentação de conto sobre a Primavera, com a contadora de Histórias Luciani Ceolin e pré-lançamento do Plano Estratégico Participativo do Turismo de Lauro Müller realizado pelo Comtur.
No domingo (29) acontece a Caminhada Ecológica em celebração da Primavera 2019 com saída do Mirante 12, no Novo Horizonte, com início da Serra do Rio do Rastro, às 07h da manhã, com chegada na Estância Pé da Serra.
Segundo o Secretário de Turismo, Luciano Philippi, a participação de Lauro Müller no Projeto Primavera Museus é importante para disponibilizar atividades para incremento do calendário de atrações. “Assim, temos mais divulgação de nosso turismo e das nossas atrações. A Serra do Rio do Rastro é nosso maior produto para apresentar aos visitantes, mas precisamos ter alternativas para mantê-los em nossa cidade. Nessa demanda, projetos com o Primavera Museus são acréscimos valiosos”, diz Philippi.
Texto: Muriel Ricardo Albonico