Criciúma
Exames gastrointestinais serão otimizados nas UBSs de Criciúma
Os pacientes atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma, que apresentam algum sinal ou sintoma gastrointestinal e que necessitam de exame de endoscopia digestiva alta para diagnóstico, agora podem realizar os exames de endoscopia após a consulta com o clínico geral. Antes, após a suspeita de uma enfermidade no aparelho digestivo, era necessário marcar uma consulta com um gastroenterologista para a solicitação de exames complementares.
O protocolo definido pela Secretária Municipal de Saúde deve começar nas UBSs nos próximos dias. A mudança vai servir para diminuir as filas, o que representa a otimização do tempo para os pacientes até a realização dos exames. “Isso é um avanço e já queremos implantar o mesmo protocolo em outras especialidades para encurtar o tempo de espera”, destaca o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
Com a maior autonomia, os clínicos gerais vão encaminhar os pacientes para fazer os exames. Caso o médico reconheça alguma alteração no aparelho digestivo, a pessoa atendida será encaminhada para o especialista. Gastrite, úlcera, e refluxo gastroesofágico são algumas das doenças mais comuns diagnosticadas pelos gastroenterologistas.
A Secretária Municipal de Saúde conta com 46 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por diversos bairros da cidade. Os locais servem para realizar os atendimentos primários, isto é, consultas de rotina e tratamentos de doenças que não aparentam ser graves. Casos de urgência devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Boa Vista.
Texto: Stefanie Machado