Saúde
Criciúma realiza aproximadamente 12 mil consultas de oftalmologia em um ano
Secretaria de Saúde do município está efetuando mais de 500 consultas e 600 exames ou procedimentos por mês
No período de um ano, a Secretaria de Saúde de Criciúma realizou aproximadamente 12 mil consultas oftalmológicas. Atualmente, o município está efetuando mais de 500 consultas e 600 exames ou procedimentos de forma mensal.
De acordo com o médico regulador e autorizador da média e alta complexidade da Secretaria de Saúde de Criciúma, doutor Carlos Henrique Nappi, em 2019 o município contava com o trabalho de três profissionais da área, já em 2020 a cidade dispõe de sete pessoas atuando na oftalmologia de forma contratual. “Esse desenvolvimento de estrutura nos ajudou muito. Sabemos que é um serviço extremamente importante para a população, por isso, primamos pela qualidade e eficácia sempre”, destaca.
Nappi lembra ainda que anteriormente o atendimento da especialidade era feito em outros municípios, tendo como principal referência Florianópolis. “Tínhamos gastos com gasolina, profissionais, alimentação e desgaste de veículos na estrada, além é claro do desconforto para nossos pacientes. Colocamos isso no papel e entendemos que o atual modelo nos traria mais economia e qualidade no serviço oferecido, ficando atualmente apenas casos cirúrgicos mais graves que ainda necessitam ser referenciados, sendo uma diminuição de mais de 90%.”
Atualmente a saúde pública de Criciúma oferece serviços de oftalmologia à população como tratamentos de retinopatia, glaucoma, catarata, pterígio (essas duas últimas que por serem cirúrgicas somam-se também os mutirões promovidos pela Secretaria Estadual de Saúde). Além disso, o município conta também com a oftalmologia geral e pediátrica como alteração de reflexo vermelho e estrabismo, com profissionais especialista nessas áreas.
O atendimento inicial é feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) com o clínico-geral, que fará o encaminhamento para o especialista adequado, em caso de necessidade.