Criciúma
Casan faz alerta para que moradores do bairro São Luiz não façam ligação ao sistema de esgoto
Liberações devem ser providenciadas somente após conclusão das obras e autorização da Companhia
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) reforça aos moradores do bairro São Luiz que ainda não está autorizada a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos que está em implantação. A obra de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário de Criciúma segue com assentamento da tubulação da rede coletora e instalação das Caixas de Inspeção para que no momento adequado sejam realizadas as ligações domiciliares.
Após a conclusão dos trabalhos, os proprietários serão comunicados da autorização e orientados de como fazer a conexão da residência ao sistema público de coleta e tratamento.
As liberações serão realizadas somente quando as obras na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Luzia estiverem concluídas, e todo o sistema estiver finalizado para atender as ampliações do São Luiz.
De forma recorrente, a Companhia tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto de forma irregular e os moradores foram informados sobre a não autorização. Nos casos de descumprimento da solicitação, a vigilância sanitária municipal pode realizar uma notificação.
Neste momento, a ligação dos imóveis à rede de esgoto causa sérios danos ao meio ambiente, gera mau cheiro no bairro e compromete a qualidade de vida de Criciúma.
Ampliação do sistema público de coleta e tratamento
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário para o Bairro São Luiz permitirão a implantação de 2.443 ligações domiciliares e um total de 40 quilômetros de redes coletoras.
O investimento da Companhia em sistemas de esgoto no município é de R$ 15.902.534,15, beneficiando mais de 10 mil habitantes do São Luiz.
Quando os trabalhos estiverem completos e entrar em operação em conjunto com o Sistema de Esgoto do Bairro Próspera, permitirá que o município tenha 45% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto.
Obras nas ruas
A CASAN pede a atenção dos motoristas que passarem pelas ruas Raimundo Pucher, Afonso Pena e Pinheiro Machado, pois o trânsito fica parcialmente interrompido sempre entre esquinas, devido às obras de esgotamento sanitário.
Além disso, continuam os serviços na Estação de Tratamento do Esgoto do bairro Santa Luzia. Os trabalhos estão sendo realizados no Tanque de Aeração, com a montagem de formas, aço e concretagem.
Foto e texto: Eloise de Lima