Criciúma

Secretaria de Saúde alerta sobre riscos para procura do Centro de Triagem sem necessidade

De acordo com a secretaria, cerca de 40% das pessoas que procuram o CT são assintomáticas e querem realizar testes contra covid ou pedem atestado médico. O Centro de Triagem atende 24h e cerca de 200 pessoas passam pelo local diariamente

A Secretaria de Saúde de Criciúma traz mais um alerta sobre a disseminação da contaminação de covid-19. De acordo com os profissionais que trabalham no Centro de Triagem (CT), localizado na região central da cidade, pessoas sem qualquer sintoma estão procurando o espaço para solicitar testes contra o vírus e também atestados médicos. De acordo com os profissionais que trabalham no local, estão sendo atendidas, em média, 200 pessoas diariamente e pelo menos 40% seriam assintomáticas e não deveriam estar expostas aos riscos de contaminação do CT.  

“Quem não tiver nenhum sintoma não deve se dirigir ao Centro de Triagem, é um risco desnecessário, porque o local é frequentado por pessoas positivadas e tem alto risco de contaminação”, explicou o secretário de saúde, Acélio Casagrande. Além disso, segundo o secretário, “no CT não são feitos testes em pessoas assintomáticas, tampouco concedidos atestados médicos sem necessidade”.

Sintomáticos devem procurar o CT desde o início

O alerta sobre a procura desnecessária também foi divulgada em forma de vídeo (anexo) pelo médico do Centro de Triagem, Ricardo Koerich Furtado. Segundo ele é preciso que haja conscientização de todos. Ele ainda destaca a necessidade da procura imediata do CT para quem sentir os primeiros sintomas da covid. “As pessoas devem procurar o local já no início dos sintomas. Com o resultado positivo já é possível iniciar o tratamento e diminuir os riscos de hospitalização”, enfatizou o médico.

Telecovid 156

Para sanar dúvidas sobre sintomas e saber se deve ou não procurar o Centro de Triagem, a Secretaria de Saúde reforça a prestação de serviços do Telecovid, por meio do telefone 156. O atendimento é feito por uma equipe de profissionais especializada e preparada para sanar dúvidas e, principalmente orientar a população sobre os procedimentos que devem ser adotados caso apresente sintomas da Covid-19. O serviço é prestado das 7h às 19 horas e para obter as informações o morador deve escolher a opção 1. Além disso, Criciúma possui um site exclusivo sobre coronavírus com informações importantes para a população www.covid19.criciuma.sc.gov.br.

Texto: Simone Costa
Foto: Arquivo/Decom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar