Criciúma
Prefeitura de Criciúma adquire drone para análises topográficas
Equipamento é considerado o que há de mais moderno na área da topografia em questões tecnológicas
No mês de fevereiro a Prefeitura de Criciúma adquiriu um drone, responsável por otimizar o tempo de análise na fiscalização aérea das áreas topográficas de Criciúma. O equipamento é um avanço tecnológico e, pertencerá a Divisão de Parcelamento de Solo (DPS), que faz parte do Centro de Planejamento Urbano.
O equipamento é considerado o que há de mais moderno na área da topografia, atualmente, em questões tecnológicas. Segundo Júlio Patrício Domingos, gerente do Departamento de Compras, foram feitos estudos de mercado para escolher a tecnologia certa. “Através deles percebemos que a melhor tecnologia seria a Real Time Kinematic (RTK), porque se baseia na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites. Assim, minimiza os erros topográficos que as vezes podem acontecer durante o processo de análise”, ressaltou.
Avanços proporcionados
Conforme o gerente da Divisão de Parcelamento de Solo (DPS), João Paulo Casagrande da Rosa, a utilização do drone já iniciou. Entretanto, o equipamento só pode realizar voos em condições climáticas favoráveis.
“Com a tecnologia podemos analisar as imagens dos locais com 5 centímetros de precisão. Desse modo, não é necessário a utilização de tecnologias de terceiros para realizar nosso trabalho de maneira eficaz e assertiva. Como por exemplo, o Google Earth, ferramenta utilizada, anteriormente, mas que o município não tem controle de suas taxas de atualizações”, ponderou.
O gerente ainda ressalta a agilidade que a tecnologia traz nos levantamentos topográficos. Na topografia convencional o tempo para determinados trabalhos é até cinco vezes maior. “O drone, portanto, economiza tempo e pessoas para realizar os trabalhos”, reforçou.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, essa tecnologia trará uma evolução para Criciúma. “O drone possibilita o levantamento de dados rápidos apenas em poucos minutos de voo. Trazendo desenvolvimentos melhores nos trabalhos realizados aqui no município”, frisou.
Já para o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, essa tecnologia proporcionará um levantamento de alta resolução do território municipal. “Portanto, isso beneficiará o corpo técnico de planejamento na hora de realizar análises mais precisas e seguras durante nosso trabalho”, ressaltou.
Sobre a Divisão de Parcelamento de Solo (DPS)
A Divisão de Parcelamento de Solo (DPS) é responsável pela análise, aprovação e fiscalização de todo e qualquer parcelamento do solo. Como por exemplo, retificação de área, desmembramento, loteamento e condomínios horizontais.
Texto: Patrick Stüpp
Foto: Divulgação/Decom