A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) incentiva a responsabilidade social das pessoas físicas, ao estimular a destinação de parte do Imposto de Renda devido para fundos da infância e adolescência e do idoso.
Os contribuintes podem destinar até 6% à doação. A pessoa física que utilizar o modelo completo pode optar por destinar até 3% do imposto devido para projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes e até 3% para iniciativas direcionadas aos idosos, devidamente cadastrados no município de Criciúma. Para isso, basta fazer a opção no momento do preenchimento da Declaração de Ajuste Anual, que segue até 31 de maio.
As pessoas jurídicas também podem doar até 1% do imposto devido ao fundo das crianças e adolescentes e mais 1% ao Fundo Municipal do Idoso.
“A destinação de parte do imposto de renda devido a projetos locais é um ato de cidadania, subsidiando iniciativas sociais importantes para a nossa comunidade e estimulando o seu desenvolvimento. As doações não implicam em nenhum ônus ou custo extra para pessoas e empresas, é um incentivo previsto em lei”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Deize Felisberto