A Unesc está engajada na Campanha de Vacinação de prevenção à gripe (influenza trivalente), vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e da Covid-19. A ação é uma parceria com o Município de Criciúma que lançou na última semana o “Criciúma Vacina” com a intenção de ampliar a cobertura vacinal.
Os imunizantes estão sendo aplicados por professores e acadêmicos do curso de Enfermagem e Medicina da Universidade e também por colaboradores da área. As aplicações são realizadas nas Clínicas Integradas e no hall da reitoria, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h.
Conforme a responsável pelo serviço de Enfermagem da Unesc, Zoraide Rocha, a vacina contra a gripe é trivalente e protege contra os três tipos de vírus: H3N2, H1N1 e Influenza B. “Toda a população de Criciúma pode vir até a Unesc para receber as doses. É uma oportunidade de colocar o calendário vacinal em dia, pois além dessas também estão sendo feitas outras, como tétano, hepatite e febre amarela, por exemplo ”, diz, acrescentando que os imunizantes disponíveis são de campanhas em andamento e os de rotina.
“Também estamos fazendo a quarta dose da Covid para profissionais de saúde e pessoas acima de 50 anos e, a terceira dose, para pessoas acima de 18 anos”, complementou. A Campanha se estende até 1º de julho, na Unesc.
Zoraide explica que, para receber a dose, o paciente deve levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. Crianças devem estar acompanhadas de um responsável.
Dia D
No sábado e domingo (25 e 26/06), dia D de Vacinação, também haverá ação nos Parques das Nações, no Bairro Próspera; dos Imigrantes, no Rio Maina; e Prefeito Altair Guidi, no Paço Municipal, das 13h às 17h de sábado e no domingo das 10h às 17h com auxílio de acadêmicos, profissionais da área e professores, em parceria com o Município de Criciúma.
Estarão disponíveis para a população todas as vacinas que compõem o calendário vacinal, além dos imunizantes da campanha da Influenza e Covid-19.
Criciúma Vacina
Na última semana, a cidade lançou a campanha Criciúma Vacina. Hoje, o município está com média global em todas as vacinas de 47% de aplicação, entre de rotina e campanhas. Anteriormente era de mais de 90%.
Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc
Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc