Saúde
Profissionais da Enfermagem de Criciúma e Região são convocados para decidirem se entram em greve geral
Por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região, está convocando todos os profissionais a participarem da assembleia nesta quarta-feira (7), no Parque das Nações, do Bairro Próspera, a partir das 8h, para deliberarem sobre a greve geral da categoria em razão da suspensão do pagamento do Piso Nacional da Enfermagem por 60 dias, em decisão monocrática do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no último domingo (4).
A decisão do STF pode ser acessada e lida através do deste link.
O Conselho Federal de Enfermagem por sua vez, repudiou a decisão de Barroso. Leia a nota.
Profissionais de Enfermagem reagem rapidamente após decisão
Na Região Sul, mais de quatro grupos de whatsApp com cerca de 256 cada um se organizam e descrevem a indignação depois mais de duas décadas lutando pela conquista.
“Somente na época da Pandemia nos viram, fizeram panelaços, aplaudiram para tentar nos encorajar a cuidar das pessoas infectadas pela COVID-19. Faríamos com ou sem apoio, pois é assim que sempre trabalhamos, cuidando com amor e colocando nossa própria saúde em risco. Agora finalmente quando pensávamos ter conseguido um pouco de reconhecimento, a luta vai ter que continuar, haja vista o que estão querendo fazer, nos tirar um pouco da dignidade recém conquistada. Sentimento de impotência”, desabafa uma enfermeira que preferiu não se identificar.
A coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem, Líbia Bellusci, foi enfática no seu pronunciamento, após a suspensão do Piso por Barroso.
“Se for necessário paralisação, terá. Se for necessário greve, terá. Não será o STF que vai desqualificar e desconhecer a necessidade de um piso salarial digno”, declara.
Em Florianópolis, a assembleia deverá ocorrer na sexta-feira (9), no trapiche da beira-mar norte a partir das 9h.
Claudeir Policarpi