Criciúma
Unesc celebra as origens, tradição e cultura gaúcha
Funcionários, acadêmicos e comunidade em geral são presenteados com erva-mate
Celebrar a cultura gaúcha, costumes, origens e tradições. Esse é o objetivo da 5ª Mateada Universitária que ocorre nesta terça-feira e quarta-feira (20 e 21/09) na Unesc. Para marcar o Dia do Gaúcho, professores, acadêmicos, funcionários e comunidade em geral estão sendo presenteados com erva-mate, chás, muita água quente, além de saborearem o chimarrão ouvindo músicas tradicionais gaúchas.
A mestranda da Universidade Adriane dos Santos Silva Soltau, assim que viu o estande montado no Bloco XXI, não hesitou em tomar a bebida. “Meu marido é de Alegrete, no Rio Grande do Sul, e tomei por hábito apreciar o chimarrão. Muitas vezes trago até para a Universidade. Eu adoro”, contou.
Quem também passou pelo local foi a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que nesta edição foi escolhida como madrinha da Mateada. Segundo ela, é algo que a toca profundamente. “É um momento lindo, de descontração, de construção de vínculos, um dos princípios da nossa Universidade, que é diversa, plural e multicultural. Isso é algo que nos marca e nos toca”, enfatizou a reitoria, enquanto confraternizava em torno de uma cuia de chimarrão.
Ela ainda aproveitou a data para deixar um recado especial aos gaúchos. “Continuem na Unesc e apaixonados por Santa Catarina, esse estado acolhedor. Aos gaúchos, os meus parabéns. Vocês são gigantes”, parabenizou.
Como surgiu a Mateada
A ação iniciou há alguns anos, após uma reunião com acadêmicos que tinham o desejo de aproximar ainda mais a cultura gaúcha à Universidade e de reunir os estudantes para marcar o Dia Gaúcho. Paula Martins de Oliveira, uma das responsáveis pela atividade, conta que foi nos cursos de Licenciatura que teve contato com as irmãs Isadora Lemos, egressa de Pedagogia, e Isabela Lemos, egressa do curso de Farmácia. As irmãs, de acordo com ela, foram as idealizadoras da primeira edição da Mateada.
“Há muitos gaúchos no cotidiano da Unesc e esse é um momento muito importante como forma de manter a tradição. São momentos de compartilhamento e de muita troca de ideias. Quem não se conhece, acaba virando amigo numa roda de chimarrão”, apontou Paula.
Antonio Carlos Vicente, um dos apoiadores da Mateada, esteve a todo momento preparando chimarrão para quem passava pelo local e deu dicas de como fazer o preparo da melhor forma.
A 5ª Mateada Universitária é mais uma das atividades realizadas pelo grupo que trabalha na Campanha de Valorização Docente e uma promoção do Setor de Arte e Cultura da Universidade. A empresa Tertúlia, que produz erva-mate, é parceira do evento.
Programação:
Nesta terça-feira, além da distribuição de erva-mate Tertúlia no Espaço do Quintas Culturais, haverá, a partir das 19h30, apresentação artística dos alunos Raul Brogni Rampinelli e Raysson Donisete da Silva do Colégio Unesc. O evento será na Praça do Estudante, que vai abrigar, a partir das 20h, a apresentação tradicionalista da Invernada Artística Anita Garibaldi.
A distribuição de erva-mate continua na quarta-feira (21/09), quando os alunos do Colégio Unesc Raul Brogni Rampinelli e Raysson Donisete da Silva retornam para mais uma apresentação às 19h30, na Praça do Estudante. Já às 20h ocorrerá a apresentação tradicionalista do grupo de dança Amigos da Vanera.
Texto: Daniela savi/Agecom/Unesc
Fotos: Marciano Bortolin e Daniela Savi/Agecom/Unesc