Criciúma
Sebrae/SC realiza Empretec em Criciúma para desenvolvimento de habilidades empreendedoras
Evento imersivo de seis dias ocorrerá na Acic, entre 24 e 29 de abril
O Sebrae/SC realizará, entre 24 e 29 de abril, o Empretec, uma imersão para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A metodologia, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovida em 42 países, busca potencializar o comportamento empreendedor dos participantes através de seis dias de treinamento intensivo. No Brasil, o Sebrae é o único detentor da metodologia do Empretec, que será lecionado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Durante o curso, são trabalhadas 10 características empreendedoras, tais como busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.
Através de ferramentas como design thinking, modelagem de negócios, pitch e plano de ações, o Empretec ajuda os participantes a enfrentarem limitações e medos, identificarem oportunidades e fortalecerem suas habilidades.
O curso
A metodologia de ensino consiste na aplicação de jogos simulados, exercícios, atividades dinâmicas específicas, dentre outros, para potencializar características empreendedoras em empreendedores, aspirantes a empreendedores e colaboradores das mais variadas organizações.
“Por ser uma metodologia vivencial e diferente de treinamentos convencionais, os inscritos são protagonistas do curso, e a cada módulo são desafiados diante de situações de negócios e estimulados a encontrar soluções”, explica a analista de atendimento da Regional Sul do Sebrae/SC, Jordana Roos Ribeiro.
Dados
No Brasil, a história do Empretec e do Sebrae começou há 29 anos. “Aproximadamente 300 mil brasileiros já participaram do programa e as avaliações e resultados são bastante expressivos”, afirma Jordana. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, os principais resultados atingidos pelos participantes são:
– 97% de satisfação geral e com a qualidade do conteúdo;
– 69% de ganho no preparo ou atualização de Metas, Planos e Projetos;
– 61% de ganho no relacionamento e satisfação do cliente;
– 61% aumentaram os lucros;
– 60% aumentaram as vendas.
Como participar
A analista esclarece ainda que o Sebrae avalia alguns pontos para definir se o empreendedor se encontra no momento certo para participar da imersão. “Isso acontece porque o objetivo do seminário é oferecer caminhos certos para o sucesso do negócio. Por isso, os interessados passam por um processo seletivo, onde são avaliadas características essenciais para a participação”, afirma Jordana.
De acordo com ela, por se tratar de um seminário de alto impacto e com chancela internacional, o curso requer um investimento de R$ 2.100,00, que pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão. Os interessados podem se cadastrar em promo.sebrae-sc.com.br/empretec, ou entrar em contato com a Gerência Regional Sul do Sebrae/SC pelo telefone: (48) 3403-2202.
NZBT Comunicação
Texto: Samuel Borges
Foto: Divulgação Sebrae Sul/SC