Criciúma

5° Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência ocorre na próxima terça-feira

Evento será realizado na terça-feira (31), no Bloco P da Unesc

Na próxima terça-feira (31), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Codec) de Criciúma realizará a 5° Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento terá como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo”, e acontecerá no Bloco P da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

De acordo com a presidente do Codec de Criciúma, Rindalta das Graças de Oliveira, a conferência é um espaço de participação, articulação, proposição, discussão e aprovação de propostas para a Conferência Estadual, visando melhorar as condições de vida e saúde. “É fundamental ouvir e discutir localmente as demandas para elas, posteriormente, serem discutidas na Conferência Estadual e, assim, encaminhadas à Conferência Nacional, onde podem se tornarem leis. Assim é a política pública. Conferir, discutir, inferir mudança de perspectiva e aumentar o direito de todas as pessoas”, explica.

Na Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual, programada para março de 2024. Os delegados serão escolhidos para representar e defender as propostas do município de Criciúma. “Nós que vivemos com deficiência conhecemos a realidade e podemos propor soluções. São as pessoas que vivem as necessidades que poderão propor as prioridades”, complementa Rindalta.

Confira os eixos temáticos da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência:

  • Estratégias para Manter e Aprimorar o Controle Social, Assegurando a Participação das Pessoas com Deficiência
    Garantia do Acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas e Avaliação Biopsicossocial Unificada
    Cidadania e Acessibilidade
    Financiamento da Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Texto: Laura Bazzei
Foto: Divulgação/Internet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar