Criciúma

Bairro da Juventude leva prêmio como uma das Melhores ONGs do Brasil

A instituição já foi premiada em 2017 e em 2020 como uma das 100 Melhores ONGs do país

Esta semana começa com uma ótima notícia para o Bairro da Juventude. A instituição foi selecionada como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil no Prêmio Melhores ONGs de 2023. Este prêmio de prestígio, em funcionamento desde 2017, é resultado da parceria entre o Instituto Doar, a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e a Ambev. A avaliação técnica conta com o respaldo de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio adicional da Fundação Toyota do Brasil. 

O Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação. O júri selecionou o Bairro da Juventude por suas excelentes práticas nas áreas de governança, transparência, comunicação e financiamento.

O Bairro da Juventude atende 1,6 mil crianças e adolescentes, gratuitamente, em período integral, oferecendo Educação Infantil, Fundamental e Profissionalizante. Os serviços também passam por acesso à cultura, esporte, alimentação, transporte e psicossocial., “Esse reconhecimento é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós do Bairro, pois fortalece e aumenta o nosso compromisso com a missão de promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias”, afirma a coordenadora geral da Instituição, Lilian de Bettio de Menezes

“Quando criamos o Melhores, nosso objetivo era incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o passar dos anos, virou algo maior que isso. Hoje, já temos a certeza de que estar na lista das melhores pode mudar a história de uma organização”, afirma Cássia Christe, diretora do IOMQQ. “O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.

Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, prevista para acontecer em dezembro de 2023. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.

Nicoli Martinazzo

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar