CriciúmaSaúde

Novembro Azul: foco da campanha é na saúde do homem em todas as idades

A quinta-feira (1) começou diferente para os servidores do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na abertura da campanha Novembro Azul, a atenção foi para eles, com o evento ‘Cuidando dos homens no Paço’. Promovido pela Secretaria de Saúde de Criciúma, o dia contou com a participação de aproximadamente 70 homens que tiveram a possibilidade de atendimento de aferição da pressão arterial, medição de Índice de Massa Corporal (IMC), testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis e uma palestra sobre a saúde do homem.

De acordo com o palestrante e médico regulador e gerente das especialidades, Carlos Henrique Nappi, os homens morrem mais que as mulheres pois não procuram os serviços de saúde ou quando procuram não seguem o tratamento recomendado pelo médico. O público masculino também tem muito mais medo de descobrir doenças. “É melhor descobrir uma doença num estágio inicial que possa ser tratada do que num estágio avançado e de difícil cura”, alertou o médico.

Na palestra, o médico explicou a importância da vacinação também na vida adulta e do uso de preservativos, fazer exames anuais, o famoso check-up. As doenças sexualmente transmissíveis (DST) como sífilis, AIDS, gonorreia, doenças como o câncer de testículo e câncer de próstata foram outros temas abordados na conversa.

Segundo o médico, a maioria das patologias ocorrem devido à falta de higienização correta das genitais, por isso, ao notar algo estranho deve-se fazer o autoexame. “Muitas pessoas acham que o autoexame é feito somente pelas mulheres, mas na verdade, os homens também devem examinar os testículos, por exemplo, e procurar um médico caso encontre alguma alteração ou dor”, explicou Nappi.

Para a secretária de Saúde, Francielle Gava, esse é o momento para deixar de lado os preconceitos e vergonha para melhor cuidar de si. “A prevenção precisa de atitude e atitude só se faz consultando e cuidando da saúde”, disse a secretária. A próxima ação da campanha será na quarta-feira (7), no dia ‘D’ do Novembro Azul, em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 17h às 21h. Também haverá roda de conversa com os homens, testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis, entrega de laços, panfletos informativos e distribuição de preservativos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar