Criciúma

UPA x UBS: Criciúma incentiva moradores a procurar local correto para atendimento à saúde

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta a população atendimentos primários e de urgência e emergência, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) respectivamente. Para serem utilizados, é importante que todos saibam as diferenças entre os atendimentos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), também conhecida como posto de saúde, é um serviço utilizado para primeiro atendimento. “É utilizado para consultas, ou sintomas e dores que, em uma primeira percepção, não parecem tão graves”, disse o diretor técnico da Secretaria de Saúde, Ronald Barroso.

Quando procurar as UBSs?

São oferecidos serviços como:

– consulta com clínico geral

– administração de medicamentos

– visitas domiciliares

– teste rápido para HIV, hepatite e sífilis

– preventivo de câncer de colo de útero e mamografia

– pré-natal

-curativos

-retirada de pontos

-sondagem

-teste de pezinho

-planejamento familiar

-atendimento odontológico

-atendimento nutricional

-nebulização

Em quais bairros?

 

O município conta atualmente com 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros 1° Linha, 4° Linha, Ana Maria, Argentina, Boa Vista, Brasília, Centro, Mineira Nova, Mineira Velha, Colonial, Cristo Redentor, Laranjinha, Linha Batista, Mãe Luzia, Metropol, Milanese, Mina do Mato, Mina do Toco, Mina União, Morro Estevão, Nossa Senhora da Salete, Operaria Nova, Paraíso, Pinheirinho, Próspera, Renascer, Rio Maina, Sangão, Santa Augusta, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santo Antônio, São Defende, São Luiz, São Marcos, São Roque, São Sebastião, São Simão, Verdinho, Vila Belmiro, Vila Francesa, Vila Manaus, Nova Esperança, Vila Rica, Vila Zuleima e Wosocris.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona por meio de urgência e emergência. “São atendimentos em casos de sintomas mais graves, funcionando assim como um hospital”, diz Barroso.

Quando procurar?

A UPA pode ser procurada em casos de:

-dores fortes no peito

-infarto

-derrame

-crises convulsivas

-febre alta

-vômitos constante

 -cólicas renais

-falta de ar intensa

-fraturas

-cortes com pouco sangramento

-queda com torsão

-dor intensa

-suspeita de fratura

UPA do Rio Maina

O Governo Municipal está construindo uma nova UPA localizada no bairro Rio Maina. Foram investidos R$ 1.557.508,12 para reformar 891,48 m² e ampliar 262,65 m² do prédio da Policlínica. ”A segunda UPA representa uma conquista importante para manter nossa evolução na oferta de qualidade de vida à população, trazendo atendimento humanizado e dando garantia de um atendimento de qualidade”, afirmou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Texto: Maria Duarte
Fotos: Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar