Criciúma

Governo de Criciúma desinfecta espaços públicos e fortalece combate ao coronavírus

A Administração Municipal iniciou o processo de desinfecção e higienização de locais públicos de Criciúma que recebem grande fluxo de pessoas. A iniciativa começou na tarde deste domingo (22) e visa manter os locais limpos e eliminar microrganismos prejudiciais à saúde pública. O Centro de Triagem Coronavírus – 24h, instalado nas proximidades do Hospital São José (HSJ) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Antônio Carlos Althoff, no bairro Próspera, foram os primeiros locais desinfectados e higienizados.

Os trabalhos iniciaram em virtude da pandemia de coronavírus, que provoca a doença Covid-19. A ação foi acompanhada por profissionais da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma e por servidores do Pátio de Máquinas, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. “A ideia é intensificar essa iniciativa nos próximos dias. Nós utilizamos produtos apropriados”, explica o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “Pedimos para que os criciumenses permaneçam em suas casas. Precisamos do apoio e prezar pela segurança de todos”, complementa.

Centro de Triagem

O Centro de Triagem Coronavírus – 24h foi implantado na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, situada nas proximidades do HSJ. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, os serviços da unidade foram transferidos para a UBS Centro Dr. Antônio Pazini, localizada no Edifício Joacir José Milanez, na rua João Pessoa, no Centro.

Central telefônica do Centro de Triagem

Uma central telefônica foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para repassar orientações sobre o novo coronavírus aos criciumenses. As pessoas que apresentarem sintomas da doença podem entrar em contato pelo número (48) 3431-0431. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Criciúma, para esclarecer dúvidas dos moradores, também disponibilizou o site covid19.criciuma.sc.gov.br.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos da Secretaria Municipal de Saúde:

– Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não há casos confirmados até o momento em Criciúma. Todavia, é tempo de intensificar as medidas de prevenção e controle para combater a transmissão do vírus.

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

– Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro ou o antebraço).

– Desconsidere informações divulgadas por fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

– Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas.

– Evite beijos, abraços e apertos de mão.

– Mantenha os ambientes arejados.

– Evite visitar idosos. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação.

– Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência é fundamental para impedir risco maior.

Texto: Jhulian Pereira / Foto: Divulgação/Ricardo Paiva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar