Pelo Estado

Culinária litorânea é destaque no 5º Festival Gastronômico Baleia Franca, em Imbituba

Mais de 20 restaurantes oferecem pratos promocionais com camarão, tainha, salmão, entre outros ingredientes

Camarões, peixes, massas, carnes, legumes, temperos… Estes e outros diversos ingredientes estão presentes no cardápio que foi especialmente selecionado para a quinta edição do Festival Gastronômico Baleia Franca. O evento segue até a próxima quarta-feira, dia 30, em Imbituba, e conta com um diferencial: cada prato desenvolvido pelos 23 estabelecimentos participantes está sendo oferecido pelo valor promocional único de R$ 49,90.

Além disso, ao consumir um primeiro prato entre os que estão em oferta, o cliente também recebe um cartão-fidelidade e o primeiro carimbo. Após completar o cartão com 10 carimbos, ou seja, consumindo 10 pratos, ele é contemplado com um brinde.

Restaurantes, pizzarias, hamburguerias, casas de sushis, de panquecas e outras variedades de estabelecimentos de alimentação fora do lar fazem parte do Festival. Um deles é o Atlantix Bar e Restaurante, o qual está servindo o prato Camarões Corte da Zimba no valor promocional do evento.

“Escolhemos o camarão por ser um ingrediente nobre da nossa região, muito apreciado. Os camarões são grelhados na manteiga, flambados com vinho branco e páprica e servidos sobre um linguine ao molho bechamel com tomates, parmesão e páprica. É um molho bem saboroso e aromático”, destaca o sócio proprietário do restaurante, Pedro Henrique Dier Francisco.

Assim como o Atlantix, vários estabelecimentos servem pratos cujos ingredientes principais são os frutos do mar. Esta é uma das características mais marcantes da culinária de Imbituba: o protagonismo para ingredientes litorâneos, para as iguarias que as águas da região de Imbituba oferecem, sendo produzidas ou colhidas pela comunidade local, como os pescadores e suas famílias.

“Escolhemos um prato que tem a cara do nosso litoral, um peixe regional, que é a tainha, e traduzimos para um prato um pouco mais gourmet, o Tainha Lola. Normalmente, a tainha é servida assada, inteira, mas entendemos que, para o perfil do nosso cliente, ele gostaria de um pouco mais de conforto na hora de comer. Então, trouxemos a opção dos filés de tainha grelhados e depois gratinados junto com essa personalidade forte do escabeche, com pimentões, cebola roxa, azeitonas, alcaparras e tomate-cereja”, afirma a gerente de atendimento do Lola Restobar, Fabiana Picoloto.

Rota da Baleia Franca

De julho a novembro, as baleias-francas escolhem as águas mais quentes e tranquilas do Litoral Sul catarinense para o seu período de reprodução e amamentação. Anualmente, a vinda delas atrai milhares de turistas para a chamada Rota da Baleia Franca (RBF), composta pelos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. Desenvolvida pelo Sebrae/SC, há cinco anos, a Rota é fruto de um projeto que tem o objetivo de desenvolver e fortalecer o turismo e, consequentemente, a economia das três cidades e da região Sul como um todo.

O Festival Gastronômico Baleia Franca integra o calendário anual da RBF. Além do Sebrae/SC, ela tem o apoio das Prefeituras das cidades envolvidas. Atualmente, é coordenada por empresários através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com suporte das Associações Empresariais dos três municípios.

Confira os estabelecimentos participantes do Festival:

Atlantix Bar e Restaurante
Bar e Restaurante Estação Tropical
Dadalts Burguer
Dirilis Pratos e Petiscos
Donna Vila
Drakos Beer Pub
Empório Zimbeer
Engenho do Mar
Frutos de Goias
Garage Burguer
Goen Temaki
Lola Restobar
Malagueta Gastrobar
Maniáticos Burguer
Mini Kalzone
Oriental Sushi
Refúgio do Pescador
Restaurante Campostela
Restaurante Santo Sabor
Restaurante Tartaruga
Roats Burguer
Tropical Panquecas
Zoca Restaurante

Texto: Vanessa Amando | NBCom l Fotos: Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar