Educação

Fotografia: mais que registros, a materialização de memórias

Projeto Interdisciplinar do Colégio Unesc leva conhecimento sobre foto aos alunos do 2º ano

Uma das inspirações da fotografia são as memórias. E foi baseado nelas que o aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Ethan Leite Motta, se dirigiu ao Centro Acadêmico da Universidade nesta quarta-feira (27/04), para fazer um registro. “Quando eu era mais novo e a minha mãe cursava Letras, eu ficava no Centro Acadêmico, enquanto ela estava em aula”, comenta.

A foto tirada por Ethan faz parte do Projeto Interdisciplinar de Língua Portuguesa, Literatura e Arte com as 2ª séries do Ensino Médio e não foi somente ele que percorreu o campus da Unesc na manhã desta quarta-feira, mas também todos os seus colegas, cada um com a sua visão e inspiração, com celulares em mãos, fizeram registros de diversos ambientes.

Para isso, utilizaram os ensinamentos repassados pela Artista Visual, Andressa Gomes Flor, que apresentou alguns exemplos de elementos de linguagens da fotografia. “Isso é para que eles se aprofundem nesta vivência da composição. No campus, cada um escolheu dois elementos para fazer a fotografia”, ressalta.

O projeto interdisciplinar é comandado pela professora de Artes, Francine Nazario da Silva, de Língua Portuguesa, Vivian Cypriano e de Literatura, Marina Arnt. “Estamos em um projeto interdisciplinar com os componentes curriculares de Artes, Língua Portuguesa e Literatura que se uniram para falar sobre registros fotográficos e o diário, que eles vem trabalhando. No componente de Literatura, os alunos estão abordando a obra ‘Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada’, de Carolina Maria de Jesus, então eles também já estão trabalhando em uma perspectiva de diário, de registros em outros aspectos. Na Arte, já iniciaram os elementos da linguagem fotográfica e a Andressa veio falar mais sobre isso, para tentar de alguma forma abarcar este projeto interdisciplinar. Falar sobre registro, diário, redes sociais, é uma relação que está entre os nossos objetivos. Pensar a rede social como um diário. Na Língua Portuguesa eles vão trabalhar a linguagem verbal e não verbal e construir um perfil no Instagram das segundas séries com registros e elementos com análise deste perfil com diário”, relata a professora de Artes, Francine Nazario da Silva.

Além dos muros

Os registros feitos pelos estudantes vão além dos muros do Colégio e do campus da Unesc. Eles estarão em uma perfil do Instagram que será criado, além de uma exposição. “Os alunos irão colocar os registros do campus e algumas fotográficas ligadas ao diário, além de fazerem os registros da nossa viagem de estudos a Florianópolis, no dia 5 de maio, momento em que visitaremos o Museu Histórico de Santa Catarina, iremos ao Mercado Público, ao Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e ao Museu de Imagem e Som (MIS). Eles farão estes registros pensando na fotografia a partir destes elementos apresentados em aula, mas também como registro e percepção deles neste entorno”, explica.

Egressa da Unesc, Andressa descreve a alegria em voltar à Universidade, agora para repassar os seus conhecimentos. “Agradeço a oportunidade de voltar à Universidade, trazendo os meus registros, do meu portfólio. Estou sempre disponível para participar de momentos como este. Trabalho com a fotografia porque ela chama atenção, desde a faculdade é uma das áreas e linguagens que mais me tocou, para dar continuidade no estudo e em outros trabalhos”, pontua.

Agecom – Agência de Comunicação Unesc 
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar