Política

Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae tem finalistas do Sul de SC

Vencedores serão revelados nesta quarta-feira (13) em evento em Florianópolis

O Sebrae anuncia nesta quarta-feira (13) os vencedores da 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor em Santa Catarina. Entre os finalistas, estão vários municípios do Sul do Estado, que se destacaram no desenvolvimento de pequenos negócios e na modernização dos serviços públicos, como Criciúma, Imbituba, Morro da Fumaça, São Martinho e Tubarão. Todos já possuem o Selo Prefeito Empreendedor.  

A premiação acontece a partir das 18h30 no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e é dividida em oito categorias, como desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.  

O principal objetivo do prêmio é reconhecer as melhores práticas municipais de apoio às micro e pequenas empresas e de estímulo ao ambiente de negócios. “A intenção também é incentivar que outros municípios venham a aderir ao programa Cidade Empreendedora e a trabalhar com o empreendedorismo, com a desburocratização, com a celeridade na abertura de empresas e com atualização das legislações”, comenta o consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini.  

Conheça os municípios finalistas

De dez cidades do Sul catarinense inscritas no prêmio, algumas foram selecionadas pela organização. Criciúma está entre elas. O município, após a implementação do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, conseguiu reduzir o tempo de abertura de empresas para quatros horas e lançou e fortaleceu mais de 20 projetos que se tornaram cases de sucesso.  

“Observamos que Criciúma estava com métodos antigos, pouco digital. Precisávamos mudar, planejar a nossa cidade para o futuro, e fizemos isso. Criamos diversas iniciativas para facilitar a vida do empreendedor e de quem deseja empreender por aqui e também para tornar Criciúma um polo de inovação no estado. O resultado desse trabalho, em conjunto com o Sebrae/SC, já vem sendo reconhecido por quem utiliza os serviços da prefeitura e por diversas premiações que estamos recebendo”, afirma o prefeito Clésio Salvaro. 

Imbituba também é um dos destaques do prêmio. O município concorre na categoria Sala do Empreendedor. “Viemos desenvolvendo muito bem iniciativas dentro da Sala do Empreendedor que têm nos trazido grandes resultados, como o projeto Juro Zero para os negócios em geral e para o setor turístico. Também aumentamos a estrutura física da nossa sede e de atendimento aos empresários”, revela a agente de desenvolvimento e gestora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário de Imbituba, Paula Vieira. 

Já Tubarão, também no Sul do Estado, disputa nas categorias Empreendedorismo na Escola e Cidade Empreendedora, com uma série de projetos. Entre eles, está o JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e o programa Crescendo e Empreendendo. “O último é uma metodologia do Sebrae que almeja despertar o empreendedorismo para adolescentes e jovens do município, a fim de tornar-se uma estratégia para a inclusão social, favorecendo o acesso deles ao mercado de trabalho”, explica a agente de desenvolvimento da Prefeitura de Tubarão, Adriana Caporal. 

Além dessas ações, o município conta com o programa Geração 2050, uma das vertentes do projeto Tubarão 180º, que tem a proposta de preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho na área de tecnologia, e o projeto Pró-Oficinas que busca fortalecer a economia da região com foco na competitividade no comércio de rua e prestação de serviços.

Assessoria de Imprensa Sebrae/SC – Gerência Regional Sul

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar