Com a finalidade de elevar as ofertas de vacinas para todos os públicos alvos no município, nesse final de semana aconteceu a Campanha Criciúma Vacina. A ação organizada pela Secretaria de Saúde, somou entre sábado (25) e domingo (26) um total de 4.200 doses aplicadas na população criciumense, nos três parques da cidade, contribuindo no aumento da cobertura vacinal no município.
Segundo o secretário de Saúde, Arleu da Silveira, os resultados obtidos durante a campanha foram positivos superando todas as expectativas esperadas, com um movimento grande em todos os parques, repercussão pelas pessoas que participaram e pelas mídias que realizaram a divulgação do sucesso da campanha. “Nosso principal foco durante a realização do Criciúma Vacina era beneficiar, amplamente, a população pelo número de doses realizadas durante a ação. Então, posso dizer que foi um objetivo concretizado e que beneficiou a todos que foram aos parques nesse final de semana”, ressaltou.
Doses aplicadas
Conforme o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, no sábado foram aplicadas 1.301 mil doses e no domingo um total de 2.965 mil doses, sendo aplicadas todas as vacinas que integram o Plano Nacional de Imunização. “Neste evento buscamos aplicar as vacinas que fazem parte do esquema de rotina vacinal da população, e as vacinas que são ofertadas em campanhas. Como resultado, foi um final de semana benéfico para as pessoas se imunizarem atualizando todos os seus esquemas vacinais”, destacou.
Ainda, além da campanha de vacinação, várias entidades também participaram oferecendo seus serviços para a população. “Algumas das entidades que estiveram presentes foram a Afasc, Secretaria de Educação, Núcleo de Bem-Estar Animal, forças policiais, Defesa Civil, Cruz Vermelha, Unesc, Assistência Social com o Caminhão Amigo e a Rotary e Lions com a campanha do agasalho”, ponderou o gerente de Vigilância em Saúde.
Vacinas disponíveis na campanha
As vacinas aplicadas na Campanha Criciúma Vacina foram: Poliomelite/VIP, BCG/Tuberculose, Sarampo/Caxumba/Rubéola, Tetra Viral, Penta valente (Coqueluche, Hepatite B, Meningites e Difteria), Meningo C (Meningite C), Varicela (Catapora), Rota vírus (Diarréia), Pneumocócica 10 valente, Febre amarela, Hepatite A, DTP, HPV (Papilomavirus), Meningocócica ACWY, Influenza e Covid-19.
Texto: Patrick Stüpp
Foto: Débora Cristina