Educação
Unesc estreita laços em prol do fortalecimento da Internacionalização na área de Engenharia de Materiais
Universidade atua de forma ampla nas parcerias internacionais. Nesta semana, a gestão da Universidade tratou de possível acordo com a instituição da Espanha
Estreitar relacionamentos para ampliar a Internacionalização. Este é mais um dos objetivos da Unesc para oferecer uma formação com ainda mais excelência aos estudantes da Unesc e, por consequência, contribuir com o desenvolvimento regional. Para isso, nesta semana, a Universidade recebeu o professor espanhol Rodrigo Moreno, referência mundial em Reologia, para tratar de possíveis parcerias.
“A Universidade tem um posicionamento forte na Internacionalização com mais de 40 acordos internacionais. Ampliar nossas parcerias, mas também fortalecer o que já fazemos faz parte das diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Unesc. Esta perspectiva nos convida a fortalecer a interlocução dos nossos pesquisadores com outros profissionais referências no contexto internacional. Tivemos o exemplo do professor Roberto Moreno que veio participar de um congresso do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência, Engenharia de Materiais. A perspectiva é que a Unesc estreite o relacionamento com a Espanha, faça novas parceiras por meio de projetos colaborativos, mobilidade acadêmica para que os nossos estudantes possam ter uma experiência dentro do instituto de pesquisa que o professor faz parte”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Professora, Doutora, Gisele Coelho Lopes.
Gisele, que recebeu o professor Rodrigo, lembrou que hoje a Universidade possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais, altamente referenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Estas interlocuções fortalecem aquilo que fazemos, mas também mostram para a região que a Unesc tem conteúdo e expertises de alto nível para contribuir com o setor produtivo que é uma grande oportunidade de gerar valor para as empresas da nossa região e para o estado de Santa Catarina. Falar de cerâmica, é falar de uma região pujante, com muitas empresas que precisam de competências nesta área e a Unesc tem pesquisadores que estudam temas de vanguarda com soluções tecnológicas que agregam valor à economia regional”, fala Gisele.
Mas afinal, o que é Reologia?
E porque a pró-reitora cita o setor cerâmico? É aí que entra a expertise do professor Rodrigo Moreno, afinal, a Reologia é a ciência que estuda o escoamento de materiais e por meio dele pode-se entender o processamento dos materiais poliméricos e cerâmicos.
Ele chegou à Unesc por meio de sua aluna de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora, Doutora Sabrina Arcaro, atualmente pesquisadora da Unesc. “A parceria é essencial para a educação e a Espanha sempre busca a internacionalização e, quando têm pesquisadores estrangeiros, é ainda melhor, pois se compartilham muitas experiências”, fala Moreno.
O professor Rodrigo também esteve na Universidade para participar do 3º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade e 3º Curso de Introdução à Reologia.
Colaboração
Sabrina Arcaro acrescenta que o professor Rodrigo foi quem mais lhe ensinou sobre colaboração. “A pesquisa se faz com colaboração que começa entre as pessoas. Estive com ele durante um ano, em Madri, para trabalhar com Reologia, do qual ele é referência. Então decidimos realizar o simpósio aqui, onde os alunos dele são os palestrantes”, fala.
O professor Doutor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM)Oscar Montedo, também ressalta a importância da ampliação das possibilidades de internacionalização. “Este contato é estratégico porque cria um vínculo que permitirá gerar novas ações no futuro, possibilitando a ida de alunos indo para lá e professores vindo para cá. Assim podemos intensificar os temas de interesse comum”, conta.
A graduação em Engenharia de Materiais da Unesc oferece formação completa para os processos de fabricação e controle dos diferentes tipos de materiais utilizados em diversas aplicações. Os engenheiros formados têm a compreensão dos três grupos principais na área de materiais: os metais, os plásticos (polímeros) e os cerâmicos, aplicando desde técnicas convencionais de análise, até técnicas mais avançadas. Uma formação muito relevante para o desenvolvimento de produção e novas tecnologias para diversos segmentos da indústria.
Para outras informações, basta entrar em contato com o 3431-2775, para tratar do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, ou ainda pelo 3431-2639, para falar do curso de graduação de Engenharia de Materiais. Para informações sobre as inúmeras possibilidades, oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso o contato é o 99915-0433.
Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc